-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Aspectos históricos da Educação em Direitos Humanos 8
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
Lecture2.5
-
Lecture2.6
-
Lecture2.7
-
Lecture2.8
-
-
Fundamentos dos Direitos Humanos 3
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
-
Marcos normativos dos Direitos Humanos 4
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
Lecture4.4
-
-
Recursos 1
-
Lecture5.1
-
-
Avaliação 1
-
Quiz6.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
49 Comments
Os Direito Humanos servem (ou deveriam servir) para que se garantisse o desenvolvimento pleno da cidadania, levando em conta o indivíduo e sua inserção na sociedade. Partindo do princípio da liberdade de expressão, de decisão e atuação nessa sociedade. Fundamentando-se no direito natural, onde todo ser humano é livre e igual em dignidade.
Direitos Humanos! Vivemos um Regime Democrático de Direito?
Gostei da observação (ou deveriam servir).
São os valores que permitem a uma pessoa afirmar sua condição humana de vida e gozar desta plenamente. Podendo vivenciar plenamente a sua condição biológica, psicológica, econômica, social cultural e política e proteger a pessoa de tudo que possa negar sua condição de vida.
E serve para assegurar ao homem o exercício a liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua dignidade e sua existência; tornando os homens iguais, independentemente do sexo , nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero; uma vida digna para a nossa existência.
Fundamento dos Direitos Humanos na natureza de ser, ele existe para zelar , proteger ou promover a humanidade que há em todos nós, fazendo com que o ser humano não seja reduzido a coisa, a um objeto qualquer no mundo.
Os Fundamentos dos Direitos Humanos têm como lema zelar, proteger e permitir que o ser humano participe plenamente da vida, independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero, desenvolvendo sua cidadania baseado nos valores, solidariedade, responsabilidade, respeito e justiça mutua.
São direitos concedidos a todo e qualquer ser humano independente de sua origem, raça, renda, cultura, etc. Proporciona a segurança da igualdade com relação ao respeito de ser, de pensar e agir, de ser um cidadão, de exercer a sua cidadania, e estão fundamentados em leis criadas para esse fim, como a Lei dos Direitos Humanos da ONU em 1948, o Tratado de Viena em 1993, sendo as leis locais fundamentadas nas leis maiores.
Os direitos humanos são a garantia de proteção a dignidade humana em todos os aspectos. E tem como função não deixar que ocorra nenhuma violação desses direitos, tendo para isso o principal fundamento que é a essência que torna humano o nosso ser. Embora ainda precisa haver um grande avanço na humanidade, para a conscientização de que esses direitos não podem ficar somente no papel e de que todos os indivíduos possam realmente ter esses direitos garantidos.
São os valores que permitem uma pessoa ter uma vida digna, eu diria humana. Poder vivenciar minha condição física, mental, econômica, social, cultural e política. Ter tais direitos preservados.
Tais condições asseguram o direito a liberdade, dignidade e existência. Tornando toda e qualquer pessoal igual, sem distinções.
Os direitos humanos são fundamentados na existência do ser! Ele existe para preservar o seu direito de existir perante a sociedade.
Kant, afirmava que a dignidade humana tem sentido à medida que reflete a capacidade do sujeito ser autônomo na determinação de sua ação. A vontade racional, que põe como fim último a humanidade e não minhas inclinações pessoais. Penso que Kant é um referencial teórico interessante.
Interessante perceber que apenas pela condição do humano já existe a essência da dignidade e assim, os fundamentos do direito desta condição.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” Essa é a maior luta para uma escola de igualdade, pensar que todos, devem ter seus direitos respeitados, conscientizados com propostas de uma educação de qualidade, considerando que todos os direitos humanos sejam protegidos.
Considerando os Direitos Humanos, em linhas gerais, são aqueles direitos que podemos considerar naturais e fundamentais para a existência da pessoa humana. Que formam conjunto de regras mínimas essenciais para a convivência harmoniosa entre os seres humanos, visando à sobrevivência e evolução da humanidade.
Me questiono sobre a proteção da pessoa contra todo tipo de violência, mesmo aquela pessoa que absurdamente rompeu com todos os quesito de não violência contra alguém da sociedade, até que ponto exercer e seguir as normas de conduta moral, agir com responsabilidade e promover a vida digna para ambos os lados da moeda? Confesso que isto fica um pouco confuso para mim nos momentos de reflexão.
É sábio dizermos que devemos procurar saber se há sabedoria em nossas ações quando as estivermos empregando, além disso devemos sempre agir com justiça e sabedoria.
Devemos controlar as nossas ações emocionais e morais, pois nem sempre elas serão suficientes para explicar porque os princípios éticos e morais , não poderão determinar a conduta de quem está exposto.
Os direitos humanos servem para valorizar a pessoa e não apenas cultivar a capacidade do homem em usar o seu intelecto para agir bem ou mal.
Direitos humanos é respeitar e ser respeitado em sua condição plena de ser humano. Ter condições dignas e iguais de exercer sua cidadania. Poder expressar suas ideias, respeitando as ideologias bem como ter o direito de ir e vir sem ser coagido.
Os diretos humanos servem para haver uniformidade de tratamento às pessoas, a fim de serem tratadas com igualdade.
Fundamenta-se na Declaração dos Direitos Humanos assinada em 1948.
Direitos Humanos são para promover a ordem social, política, econômica em todas as sociedades. O grito dos menos favorecidos por uma justiça social e equidade para todos.
São os Direitos Humanos que tornam todos os cidadãos iguais, é um instrumento de luta pela justiça, paz e pela democracia.
Temos muitas obras de leitura sobre direitos humanos mas acho que falta um interesse maior dos governos em abrir mais o tema e expandir para toda a população de tal forma de nós brasileiros deixemos de nos tratar como animais e seres desprezíveis e comecemos a nos tratar como pessoas iguais independente de diferenças de quaisquer espécie.
São os direitos básicos de todos os seres humanos, tanto no âmbito civil como no político. Servem para garantir a segurança e igualdade entre os homens e mulheres (crianças e adultos), independente de raça, nacionalidade, religião, condição econômica/social ou sexualidade.
Os direitos humanos estão fundamentados no valor fraternidade, tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização da Nações Unidas que afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
Direitos Humanos se caracterizam como sendo um conjunto de direitos civis, políticos, econômicos, culturais e ambientais. Tem por princípio que TODOS tenham garantido: democracia na educação; igualdade de direitos; dignidade humana; transversalidade, vivência e globalidade; reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; laicidade do Estado; e, sustentabilidade socioambiental.
Direitos Humanos significa para mim a liberdade de expressão, a igualdade nos tratamentos e que o direito de um encerra quando começa do direito do outro. É o reconhecimento como pessoa em qualquer lugar. Se fundamenta no Respeito ao Próximo, no reconhecer a liberdade de expressão e respeitá-la , mas sem o prejuízo de outros.
São direitos comuns a todos os seres humanos que asseguram a equidade,orespeito,a liberdade,autonomia,enfim a cidadania.Sua função é garantir ao homem o direito de viver de forma plena seus direitos e deveres como também pontua aos governantes a necessidade de pensar o bem comum.
O nosso direito como seres humanos vem de princípios e valores onde o respeito a sua condição como humano e viver plenamente deveriam ser considerados. Os DHs vem para que nós possamos ter a proteção na condição de um ser humano. Tudo se fundamenta à sua natureza ou a sua razão de sê-lo. Dessa razão, os nossos direitos vem por meio do zelo, da proteção, não sermos tratados como um objeto e não sermos vistos e reduzidos a um coisa qualquer. Mas como Bobbio (1982, p. 25) nos diz: “o problema grave do nosso tempo, com relação aos DHs, não é mais o de fundamentá-los e sim o de protegê-los.”
São direitos que permitem a qualquer pessoa o pleno exercício da cidadania , devendo garantir a dignidade humana, através do respeito a diversidade, a igualdade, as diferenças em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Se os direitos forem respeitados as desigualdades sociais passarão a não existir, ainda que isso seja utópico.
O principio básico dos Direitos humanos é respeitar e ser respeitado em sua condição plena de ser humano. Como ser humano ser dignamente inserido com igualdade social na sociedade, tendo acesso a Educação e saúde de qualidade, podendo fazer suas refeições diárias e a ater momentos de lazer. É poder usufruir o que está pautado na Constituição Federal e que em sua maioria das vezes isso não é minimamente garantido pelo cidadao.
O Brasil tem um longo caminho a percorrer para que nossa sociedade aprenda a respeitar os Direitos Humanos! Mas todos juntos e cada um desenvolvendo uma ação, podemos alcançar os objetivos.
Direitos humanos são qualidades normativas atribuídas ao agir humano. É o reconhecimento que este agir se fundamenta no reconhecimento da pessoa humana. Reconhecer que o outro é tão digno de suprir suas necessidades como eu mesmo.
Os direitos servem acima de tudo para mostrar que somos dignos apenas por sermos humanos. Que temos direitos à satisfação de nossas necessidades básicas e de nossas necessidades de pertencimento, autorrealização, e principalmente, viver com o mínimo de liberdade, segurança e felicidade.
Os direitos se fundamentam no fato que somos seres racionais e ao mesmo tempo, seres afetivos. Seres que sentem o valor de si mesmos, quando são reconhecidos pelo seu semelhante e tem oportunidades iguais.
Todos deviam ter a consciência que somos sujeitos de direitos. OS direitos são inerentes ao ser humano.
Todos deveriam ter os mesmos direitos sendo respeitados as suas individualidades.
Direitos humanos deveria servir para garantir o direito de todos e não de poucos. Ele pauta-se no respeito a todos sem distinção de cor, religião, genero etc.
Os Direitos Humanos foram criados a fim de garantir ao cidadão o direito pleno à vida, independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero, mas sobretudo que se desenvolva dignamente respeitando valores como solidariedade e justiça.
Direitos humanos é o direito de ser tratado com respeito e dignidade, dentro do que considera e determina a lei, porém esse direito deveria ser igual para todos. Esses direitos devem ou deveriam partir do princípio geral de que todos são iguais perante a lei; não devendo ser feita nenhuma distinção entre pessoas que se encontrem na mesma situação. Devem fundamenta-se no direito da isonomia.
Os direitos humanos são fundamentais e inalienáveis, pois são a garantia da vida e da dignidade humana e a vida em sociedade, dessa maneira garanti-los é garantir a existência da humanidade.
Percebe-se a relevância do debate que inicia-se com os temas transversais que são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania).
Direito de viver em paz, com sua premissas, religiões, respeitando e tolerando a diversidade, dando efetivo sentido a palavra cidadania.
Os Direitos Humanos primam pela liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, de ir e vir, entre e muitos outros.;de forma igual, sem discriminação.
Realmente quando se trata dos direitos humanos, esses três questionamentos precisam estar em pauta: O que são? Para que servem? Quais seus fundamentos?
Após essa compreensão, a luta pela garantia da dignidade humana. No Brasil, infelizmente, uma dignidade manchada pelo preconceito, discriminação e violência.
São os valores que permitem uma pessoa ter uma vida digna. O principio básico dos Direitos humanos é respeitar e ser respeitado em sua condição plena de ser humano, o que muitas vezes são violados pela discriminação e pelas desigualdades.
Tudo o que fazemos estamos em busca dos valores, tentamos passar na escola o que aprendemos em casa, e a família é nossa principal fonte para que o indivíduo aprenda os valores que se esperam da sociedade e comunidade escolar.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma…” e “Os direitos humanos servem para proteger, garantir e respeitar os seres humanos”. Trabalhar a Educação em Direitos Humanos é proporcionar aos meninos e meninas uma luta constante.
São direitos humanos básicos: direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho.
Os direitos humanos são os direitos criados para defender uma vida digna e de qualidade para todos os cidadãos. Independentemente de raça, etnia, sexo, religião, idioma ou qualquer outra condição. Tudo isso para que cada ser humano possa desfrutar dos direitos de forma igual e sem nenhuma discriminação. Fundamentando-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Os direitos humanos são direitos fundamentais que deveriam garantir a dignidade da vida humana, possibilitando a cidadania de forma plena.
Direitos humanos servem, assim, para assegurar ao homem o exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua existência. Trata-se, portanto, daqueles direitos considerados fundamentais que tornam os homens iguais independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa ou convicção moral.
A ideia de direitos humanos ganhou demasiada importância devido a seus pressupostos e princípios que têm como finalidade a observância e proteção da dignidade da pessoa humana de maneira universal, ou seja, abrangendo todos os seres humanos. Na verdade foi necessário promover uma política emancipatória de direitos humanos que estabeleça direitos aos indivíduos, os quais devem ser respeitados a fim de proteger e respeitar a dignidade da pessoa humana inerente a todas as pessoas.
Os diversos momentos históricos contribuíram para a universalização dos direitos humanos ao longo dos anos. Porventura, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi essencial para que seus preceitos fossem expandidos pelo mundo, pois tal documento visa atingir interesses específicos dos Estados por meio de garantias coletivas.
Os princípios ou valores que garantem a uma pessoa afirmar sua condição humana e participar plenamente da vida são definidos como direitos humanos e servem para assegurar ao indivíduo o exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua existência. São portanto, direitos fundamentais e consideram que os homens são iguais, o que significa independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero. Fundamentam-se a partir da dignidade humana.
Direitos Humanos, pensado e realizados a partir de fortes convicções que poderiam garantir a dignidade humana. Criar uma cultura humana mais humanizada, menos coisificada; sua ideia seria capacitar o homem e a mulher a participarem plenamente da vida como sujeitos históricos pensantes e atuantes.
No entanto, tal ideia não deixa de ser europeizada, discutida e pensada a partir de contextos sociais e históricos de uma realidade mais europeia, mais “desenvolvida”.
penso sempre como ficam os países em desenvolvimento?
Países que ao longo de sua história foram explorados e massacrados pelo ideias do norte do mundo, que se enriqueceu a parir das exploração da África, Ásia e América do Sul.
Como zelar, proteger, dignificar e promover a humanidade de povos explorados, massacrados, dizimados?
são questões que nos incomodam e nos fazem “sair da bolha”da utopia e ver claramente a realidade vivida a partir das histórias especificas de cada mulher e homem em seu tempo e lugar.