-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Aspectos históricos da Educação em Direitos Humanos 8
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
Lecture2.5
-
Lecture2.6
-
Lecture2.7
-
Lecture2.8
-
-
Fundamentos dos Direitos Humanos 3
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
-
Marcos normativos dos Direitos Humanos 4
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
Lecture4.4
-
-
Recursos 1
-
Lecture5.1
-
-
Avaliação 1
-
Quiz6.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
73 Comments
Esta dinamica é ótima para ilustrar o porquê do conceito de equidade!
Alguém tem essa dinâmica disponível em português?
Fantástico! No entanto, faz-se necessário a honestidade do participante.
Nossa adorei esta dinâmica.
Vou realizar com minhas alunas e alunos.
Podemos desenvolver ótimas reflexões a partir da dinâmica.
Penso que é de extrema relevância as interações, reflexões, participações, exposições, movimentos, entre outros, contudo, vale a pena interagir e compor opiniões.
https://catracalivre.com.br/educacao/dinamica-de-sala-de-aula-explicando-privilegio/
Na catraca libre podemos encontrar uma dinâmica bem interessante para trabalharmos com essa questão também.
é algo que não estamos acostumados a fazer, e depois nos causa uma reflexão. Adoramos fazer a dinãmica também.
Esta dinâmica é um bom exercícios para perceber sua classe social, forma de vida!
Dinâmica sugerida super legal. Copiada.
A dinâmica mostra as diferentes realidades sociais,e dá brechas para reflexão e conscientização de como vivemos e onde estamos,tem um bom fio condutor, o resultado
depende de forma e do momento em que será realizada
Nossa nunca tinha pensado que estudamos quando e nas escolas que a elite deixa…
Dinâmica super. interessante, nos leva a refletir sobre o nosso modo de viver.
É difícil as pessoas conseguirem mensurar o grau de diferença e de violência a qual estão inseridas, muitas vezes é preciso tentar materializar os fatos, e ideias criativas ajudam a fazer essa reflexão tanto daqueles que sofrem ou sofreram violência, quanto aqueles que são mais privilegiados a entender o seu papel para alcançarmos uma sociedade melhor.
A questão da desigualdade social, violência a não garantia de direitos nos é apresentado como uma percepção sobre os fatos. Mas para que essa percepção torne-se uma representação do real é preciso dar voz aos alunos, ouvir suas experiências, compartilhar protagonismo, opiniões, decisões e refletir sobre a função social da convivência e as possíveis causas da violência de maneira contextualizada.
Essa dinâmica além de promover a reflexão faz também, com que você perceba as dificuldades que as outras pessoas já passaram e ainda passam, relacionados a condições financeiras, raça e opção sexual.
Uma dinâmica bem interessante de ser trabalhada!
Penso que podemos adaptar com mais perguntas em nosso contexto…
Acredito que para a turma que sou regente 5 ano, teria que adequar metodologicamente algumas questões e criar outras perguntas. Adorei a ideia, realmente concordo com alguns comentários aqui mencionados, as pessoas entram num estado de reflexão construtiva.
Uma dinâmica bem positiva, pois é um momento onde podemos nos colocar no lugar do outro e perceber as desigualdades a partir de pessoas que estão próximas.
Já tinha visto o vídeo da dinâmica e confesso que me trouxe grande reflexão. Foi muito triste ver que alguns ali, nem tentaram correr por ser “impossível” alcançar os que estavam na linha de frente. Quantos de nossos alunos, estão nessa mesma situação? Que não vê perspectivas de um futuro melhor. Cabe a educação dar esperança e estrutura para que tentem, mesmo que seja uma luta desleal. Somos formadores e temos uma grande influência na vida dessas pessoas. Devemos encorajá-los a nunca desistir, a almejar sim um lugar ao sol, a batalhar diariamente por um ensino melhor, por um trabalho melhor, e consequentemente uma vida mais digna e acima de tudo, com seus direitos preservados!
Trabalhando o bullying no Colégio, percebi que uma dinâmica, quebra-cabeça ou teatro, surte efeito muito positivo, na aprendizagem do que é uma violência e suas causas. Faz com que a pessoa reflita sobre suas ações. Boa sugestão de atividade.
Nunca havia pensado dessa maneira , vejo que são coisas ou desafios que enfrentamos diariamente e se os direitos não forem igualitários o sofrimento poderá ser cada mais forte.
Poderemos utilizar essa dinâmica em sala de aula, com algumas adaptações é claro, principalmente para os pequenos.
Esse tipo de atividade/dinâmica pode ser adotado na semana pedagógica das escolas. O que vocês pensam sobre isso?
Que excelente ideia… será uma grande reflexão de como muitas vezes os estudantes se sentem frente à situações que não dependem somente deles, mas de todo um contexto social que ele faz parte.
Excelente sugestão para reflexão. Assim ficam evidentes as desigualdades e as pessoas percebem como são sutis em nossa sociedade.
Só com o vídeo fui me sentindo “amarrada”, pois muitas atitudes para o avanço ou não, independem de minha vontade, e sim da condição a qual pertenço. Os próprios protagonistas relatam que a princípio se divertiram com a dinâmica, tinham uma postura e ao término, estavam todos calados, reflexivos…
Essa dinâmica possibilita ter uma real percepção das diferenças sociais.
Dinâmica que ajuda a superar traumas e se ajustar no meio social em que vive, reconheecimento e aceitação de si, para superar obstáculos.
Ótima dinâmica! Bacana realizar com adultos para gerar reflexão e adaptar para fazer com as crianças.
a gente as vezes não quer parar para pensar sobre as desigualdades, principalmente quando imaginamos que elas não afetam tanto assim a nossa realidade. eu fui aluna cotista social na UFPR e senti na pele o preconceito de vários professores que disseram que ali não era meu lugar, mas eu insisti, persisti e provei que o meu lugar é aonde eu achar que deve ser, e não aonde um grupo preconceituoso quer me colocar.
Olá, quando conseguimos ilustrar a desigualdade dessa maneira o entendimento fica muito melhor. Outro dia, vi um vídeo muito interessante e parecido com este exercício “corrida por $100 feita de privilégio e desigualdade”. Assistam muito bom.
Jovens foram convidados a participar de uma corrida, cujo prêmio era valor em dinheiro. Antes da largada, foi feito algo semelhante , para cada privilegio dois passos a frente.
Ao final do vídeo algo a se refletir: ” Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.” Desmond Tutu.
É uma dinâmica bem interessante e reveladora capaz de nos fazer refletir e perceber as diversas diferenças, sociais, econômicas, emocionais, etc., desigualdades de toda natureza que podem estar presentes em nossas vidas e nas vidas de pessoas do nosso convívio. Muito boa. Já copiei e vou realizá-la com meus alunos.
Achei este questionário muito interessante pois os participantes podem perceber que as desigualdades existem e esse questionário pode ser feito dentro de todas as escolas e dessa maneira fazer com que os alunos reflitam um pouco sobre a sociedade em que vivemos.
Gostei da dinâmica. Inicialmente brincando e depois o desconforto e a aceitação das diferenças e não aceitação das dificuldades pela falta de privilégios.
Gostei muito dessa dinâmica, mostra como as desigualdades estão presentes em nossa vida. Ao assistir o vídeo fui me questionando sobre os passos que ainda preciso trilhar.
Que interessante você refletir sobre a questão do privilégio!! Quais as condições que me foram dadas que me permitiu tormar-me o que sou? Para nos construirmos humanos dependemos das condições externas a nós, estas determinarão o grau de desenvolvimento e o patamar que cada um alcançará???
A dinâmica retrata a realidade dessa pequena mostra do ambiente. Creio que realizando em sala de aula e abrangendo todas as turmas do Colégio, teremos um panorama real da situação local. Isso, feito sabemos que a informação das diferentes posições em sala irão levar cada aluno a reflexão e saberão que algo muito mais profundo precisa mudar, por exemplo: a forma de ver o mundo, ver seus colegas, observar a dificuldades e relatar situações. Solucionar problemas sem sequelas é o ideal mas pra isso o trabalho interior (tirar as rugas de mágoas) é um processo mais demorado e doloroso. Requer para tanto um profissional equilibrado e que seja aceito no meio. Todos os alunos precisam se sentir seguros para essa alteração tão profunda.
ôpa! Eu realizaria essa dinâmica mas se gerar muito conflito na conclusão não sei se eu saberia lidar com tanta adversidade
.
Está dinâmica nos mostra que é necessário fazermos com que os direitos humanos sejam de fato um bem comum.
Já conhecia e gosto muito dessa dinâmica. Deixa muito claro as questões das desigualdades e provoca uma reflexão muito significativa sobre meritocracia.
Achei essa dinâmica bem pertinente para ser desenvolvida com os alunos até mesmo para uma reflexao de si mesmo e do próximo. Já copiei e vou aplicá-la.
Vou aplicar na prática para ver o resultado.
Excelente dinâmica! Ela trás visibilidade e ao mesmo tempo reflexão sobre o que é realmente importante em termos de exercício de direitos. Com certeza aplicaremos em nossa escola.
A reflexão que a dinâmica nos traz é realmente um importante exercício para a visualização dos direitos humanos.
Infelizmente, na sociedade em que vivemos, as desigualdades são tão normais e comuns, que nem nos damos conta. Sua sutileza faz com que nos acostumamos, pois a mídia nos faz pensar que somos melhores que o outro.
Tenho comentado sobre esta realidade com estudantes. Levo para eles o exemplo dos moradores de rua. A primeira vez que nos deparamos com eles na nossa calçada nos horrorizamos, mas depois de alguns dias passamos a nem notar mais a sua presença.
Essa dinamica nos faz refletir sobre nossas escolhas, sobre nossos atos, nossas concepções.
Essa dinamica nos faz refletir sobre como agimos em sociedade.
A dinâmica é uma boa ferramenta para trabalharmos com nossos alunos e levá-los a compreender as diferentes realidades sociais e como elas são construídas.
É visível as diferenças nas posições iniciais que vão se apresentando conforme as perguntas vão sendo realizadas, é uma dinâmica muito interessante para nossa reflexão.
Tive contato com esta dinâmica o ano passado numa formação sobre Educação da relações etnico-raciais. Realmente fiquei impressionada com o resultado ao final da dinâmica pois evidencia muito o contraste social.
A dinâmica da Corrida do Privilégio é bastante significativa para o trabalho com o desafio da promoção a equidade.
Concordo, material rico para ser demonstrando numa reunião pedagógica nas instituições escolares.
A dinâmica é maravilhosa e permite ser aplicada de maneira distinta da rotina escolar, adequando-se as situações observadas no dia a dia escolar.
Essa vídeo nos faz refletir sobre o que é, e sobre o que é ter ou não privilégios. É uma ferramenta importante como estratégia para se colocar em prática a empatia.
Acredito que se perceber quem você é? O que você é no mundo? E o que o mundo fez de você? Seira acho que primeiro passo de nosso papel e lugar no mundo…
Adorei a dinâmica adotada no vídeo as questões são pertinentes e verdadeiros, possibilitando diversos debates com os professores e estudantes. Muito bom!!
Fizemos essa dinâmica numa turma de licenciatura em Educação Física, na disciplina de Fundamentos de Lazer, visto que muitos não reconhecem o que tem disponível todo os dias como um privilégio. Acredito que ferramentas metodológicas que toquem na questão afetiva das pessoas sejam realmente efetivas. Após a dinâmica a disciplina ficou muito mais “viva”.
Muitos nem percebiam que tinham alguns privilégios. Dinâmica impactante! Reflexão é a palavra.
Senti um aperto gigante no coração ao ver que todos somos iguais, mas o mundo nos diferencia pelo que somos, pelo que temos, pela cor, crença, opção sexual. Já havia visto essa dinâmica em um filme, acho que Escritores da liberdade se não me falha a memória, uma excelente ideia para aplicarmos em sala de aula.
Como bem disse o colega acima, o comprometimento e fidelidade nas respostas são imprescindíveis.
Olá… achei esta dinâmica fantástica, além de fazer refletir sobre as nossas vivências, também exercitamos a empatia, pois uma pessoa empática observa o que o outro expressa e sente.
Excelente dinâmica. Anotei as questões sugeridas. Obrigada por compartilhar.
Um questionário dinâmico para se levar a um debate crítico sobre as realidades sociais. Uma sugestão interessante na prática pedagógica.
Uma dinâmica ótima que podemos colocar em prática no colégio sem medo. E que vai gerar mudanças de pensamentos após a oportunidade de falar sem falar no inicio, pois aborda assuntos que se apenas questionados os alunos ficaram mudos. A partir da dinâmica podemos abordar diferentes assuntos.
Ótima dinâmica para compreendermos as diferentes realidades sociais e como elas são construídas.
Uma dinâmica muito reflexiva,
A dinâmica possibilita ter uma percepção relevante das diferenças e dos privilégios.
Distingo bem essa corrida nos bancos escolares e, ainda coloco essa situação aos nossos alunos, pois vivemos num mundo competitivo e o melhor é que irá vencer, quando um aluno não se preocupa com o seu resultado final, exponho a ele que será um a menos a concorrer com essa turma, já que ele abandonou a corrida antes do seu término, deixando sua vaga a outro que continua na corrida pelo sucesso.
Excelente dinâmica, reflexiva, onde percebe-se que que o vencedor é o que mais detém o conhecimento.
Excelente dinâmica, devemos aplicá-la em nosso alunos.
Excelente dinâmica. Elucida o quanto o privilégio parece ser natural a alguns grupos, conceito que precisa ser desconstruído.