-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Educação em Direitos Humanos e Ensino de Ciências 3
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
-
A arte como fio condutor 3
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
-
Conclusão 2
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
17 Comments
Como Gilberto Gil fala nesta música, todos queremos e temos o direito de saber o que pode acontecer e para que serve o conhecimento científico que o homem está produzindo.
“Queremos viver confiantes no futuro”… muitos avanços já houveram em relação à temática aqui abordada… mas depende do empenho e da vivência de todos para que esse futuro seja próximo”.
Nos aponta, como educadores, manter e perpetuar o saber da ciência para todo esempre da existência humana.
Trabalhar letras de músicas e poemas, é uma estratégia bem aceita por nossos alunos. Onde faz refletir sobre sua realidade, seu comportamento e juntos planejar ações de mudanças de comportamentos.
Queremos saber
Queremos viver
Confiantes no futuro
A partir do conhecimento, da reflexão, formar cidadãos críticos, conscientes, participativos/emancipados.
Quando menciona matéria e antimatéria, deixa claro que somos no todo matéria e antimatéria, não existe diferenças dentro da espécie humana. Expectativas maiores para o futuro. E , para o desenvolvimento deste futuro é preciso ações em conjunto.
Gostaria de enfatizar a importância de trabalhar com recursos audiovisuais, músicas, fragmentos de vídeos, tornam a aula mais interessante e sensibiliza para os debates dos assuntos selecionados para ampliar os debates sobre direitos humanos.
o uso de músicas como recurso pedagógico é maravilhoso, e os alunos adoram. eu penso que esta letra retrata o que muitos alunos pensam ( e nós também) para que servem todas as invenções que existem, será que elas estão a serviço do bem-estar humano e animal? como interagir com elas sem prejudicar a si mesmo e o seu entorno? enfim várias possibilidades de usos e sentidos para os conhecimentos científicos
A canção Queremos saber de Gilberto Gil nos traz uma reflexão sobre a função da Ciência, e sua utilidade, como as pessoas devem se comportar e agir diante das inovações científicas , qual o papel do homem com relação a utilidade e a função da Ciência e a ética humana em relação ao bem comum.
Mesmo não sendo professora de Ciências ,Biologia Química,sou á favor de se trabalhar letras de músicas nas aulas aplicadas,sejam elas de que disciplinas forem,pois nos aproxima uns dos outros e nos torna iguais.
Quem sabe além de enquanto se reflete sobre a letra, apresentar imagens entre os diversos contrastes sociais advindos da ciência.
A proposta de trabalhar com música possibilita aproximações entre os estudantes, os professores coloca o lúdico na sala de aula, cria ambientes adequado ao diálogo.
A arte representada através da música, dança ou poesia, poderá ser um instrumento didático e valioso, principalmente quando reforça o elo: o reconhecimento dos direitos humano x ciências do conhecimento.
A construção do conhecimento e a troca de experiências, de forma contextualizada, entre professores e alunos, poderão alicerçar o respeito à dignidade humana.
R: Podemos levar a musica para a sala de aula, ouvir com os alunos, passara a letra por escrito e, a partir do grifo, “A ilusão do poder”, que está inserido na ultima estrofe, promover um debate sobre “poder e direito” . Pois nem tudo que pode é direito.
A letra desta música permite um diálogo sobre os avanços da humanidade de modo geral, e como isso é importante, bem como o papel das Ciências na emancipação humana.
Essa música traz uma reflexão muito importante dentro da sociedade em que estamos imergidos, pois ela coloca a necessidade do homem em sua constante busca pelo saber, a evolução tecnológica, mas também volta-se para a limitação que a vida humana nos dá pois não é só a formação de uma sociedade avançada que se faz importante, mas também a formação do sujeito como pessoa humana.
A música nos remete aos anos 70, mais de 40 anos atrás, mesmo assim tão atual. Seria interessante trabalhar e realizar análises do seu conteúdo e a interpretação dos alunos. Cada um com sua bagagem de vida poderá contribuir com grandes reflexões.
Um ensino em Ciência voltado para os Direitos humanos passa basicamente por conseguirmos fazer com que os alunos compreendam as aplicações do conhecimento científico nos diferentes contextos, entre eles o do cotidiano. A música apresentada é uma ferramenta poderosa e extremamente importante como ferramenta pedagógica para discutir as aplicações da ciência.