-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Educação em Direitos Humanos e Ensino de Ciências 3
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
-
A arte como fio condutor 3
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
-
Conclusão 2
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
Prev
Encerramento
22 Comments
Longa história de lutas por direitos humanos e que ainda há muito por percorrer para sua efetiva implementação na vida de todos os povos.
Muito relevante todos os temas abordados para que possamos compreender e inferir melhor a nossa realidade escolar e assim agirmos mais pontualmente em cada situação.
Muito bom esta reflexão deste curso à profissionais que não são da área de humanas. Uma boa sacada para o diferencial em sala de aula, abordar sobre o grande diferencial de nossa sociedade: os nossos direitos fundamentais humanos.
Já trabalhei com os estudantes o filme “escritores da liberdade” e letras de canção que abordam o tema das desigualdades sociais… esses recursos são ótimos elementos disparadores para iniciar uma ampla discussão sobre o assunto.
Ideias não faltou neste módulo, podemos adaptar as atividades às outras disciplinas. Me fez refletir que precisamos dedicar um pouco de tempo, do nosso dia a dia, que não é fácil, pois o ritmo acelerado de nosso ambiente escolar, muitas vezes não deixa um espaço para fazermos uma reflexão e ver onde está o problema que tanto provoca o stress. Muitos profissionais adoecem. E às vezes uma simples parada, avaliando ou reavaliando nossas ações, ajudariam e muito a melhorar nossa qualidade de vida / profissionalmente.
Material maravilhoso para interdisciplinariedade, além de arte e ciências, a geografia também cabe muito bem nesse capítulo e um trabalho feito com muita qualidade pode surgir. O filme Escritores da Liberdade se mantém sempre atual e nos permite trabalhar muitas questões, tanto com professores como com os alunos.
Levar para sala de aula o tema Direitos Humanos, envolve-los com histórias passadas e atuais é uma verdadeira aula de cidadania e realça o direito a dignidade e igualdade para todos. Zerar preconceitos é um grande passo que pouco a pouco , em sala de aula, vamos desvelando as fraquezas de uma soberania hipócrita, derrubaremos o preconceito, o bullying os maus tratos. A dignidade humana saltará de geração a geração, sem recúos, mas caminhando para abraçar toda uma população oprimida pela falta de quebra de paradigmas e outros males. Tudo para que tenhamos equidade e qualidade de vida.
Usaria cenas da Novela Segundo Sol onde o personagem Agenor demonstra um pensamento extremamente machista perante esposa e filhas.
Realmente,professora Maria Lucia,boa dica,coisas atuais,momentaneas.
Utilizamos o filme Escritores da Liberdade e percebi que motivou outros adultos tbm.
Independente da área de conhecimento, o cinema, a música e a poesia, a arte, em geral, podem despertar a consciência para a responsabilidade social, para a cidadania e para a empatia. Como aliados na prevenção e combate ao bullying e ao preconceito, promovem importantes debates, essenciais no surgimento de novos olhares e pensamentos sobre o outro em nossa sociedade.
Trabalho co muitas músicas que abordam questões sociais, também já trabalhei o filme Escritores da liberdade.
Eu já passei o filme ‘ Os Escritores da Liberdade”e pedi que fizessem uma história em quadrinhos sobre o filme.Ficou ótimo.eles capitaram a ideia do filme e isso os fez ficarem unidos.Como eu disse antes ,gosto muito de trabalhar textos e letras de músicas em minhas aulas.
Ideias excelentes para trabalhar em sala. Achei inspirador o filme Escritores da Liberdade por ser uma historia baseada em fatos reais cuja experincia foi muito gratificante.
Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos necessitam das diversas linguagens para que possam ser sentidas e compreendidas, para além do conhecimento científico precisamos ter atitudes de respeito às pessoas – dignidade humana.
DIREITOS Humanos e respeitar a vida a dignidades de um ser humano.
.
Olá! Já tive várias experiências em ter trabalhado o respeito à cultura brasileira, quando mediei o trabalho de apresentação numa “Feira Cultural”, que continha trabalhos relativos à dança,música, religião e o folclore regional de um modo geral. De um modo informal, na preparação e execução, abordamos a valorização do povo brasileiro, combatendo de certa forma a discriminação e respeitando suas peculiaridades.
As letras de músicas, poemas, a literatura em si, constituem excelentes recursos para tornarem as aulas mais dinâmicas e significativas, principalmente quando o assunto é DH, isso não só em Ciências, como também nas demais áreas.
As indicações e sugestões para serem trabalhadas e para pensar a relação entre a Educação em Direitos Humanos e o Ensino de Ciências, é bastante pertinente e interessante. Os filmes, letras das músicas, textos e vídeos enriquecem as discussões sobre o assunto em questão de maneira que sensibiliza a todos.
Os materiais apresentados são muitos bons.
Penso que trabalhar com recortes de filmes, é uma ação que motiva e faz com que a pessoa possa se posicionar quanto determinada situação, no entanto, alguns professores se recusam a interagir sobre esta ou aquela situação por desmotivação pessoal ou com suas atitudes na carreira profissional. Mas mesmo assim, quando encontro um recorte de filme, ou até mesmo, o filme todo, consigo trabalhar com os professores e equipe, no sentido de motivar e encontrar elementos para análise e debates.