-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Educação em Direitos Humanos e Ensino de Ciências 3
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
-
A arte como fio condutor 3
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
-
Conclusão 2
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
9 Comments
No texto “Uma introdução aos conteúdos cordiais: pensar ciência com a razão do coração” –
Cita que o ideal de escola para “todos” não se faz possível se as diferenças não forem respeitadas e contarem com representatividade no cotidiano escolar. Realmente precisamos muito, trabalhar com todos da escola o respeito e a ética, fazendo de nosso espaço escolar um ambiente saudável.
Foi utilizado o termo cordialidade nas aulas para trazer o conteúdo a luz de todos sem preconceitos mas por mútua aceitação e respeito. Falar de Ciências e falar sobre os Direitos Humanos são assuntos que podem caminhar juntos, mesmo oferecendo situações adversas mas cordialmente discutidas.
gostei muito do segundo texto, e penso que seja este mesmo o caminho: humanizar as relações na escola como em todos os locais. Só fiquei na duvida quanto ao termo passabiidade, achei alguns definições na internet mas não sei se são confiáveis. alguém pode me esclarecer? obrigada
Concordo com o comentário da colega Ana Rita que antes é preciso educar os alunos em Direitos Humanos e aí sim qualquer disciplina poderá caminhar e ser passada para que eles os alunos aprendam.
O ambiente escolar, e um lugar apropriado para trabalhar o respeito e a ética, pois faz parte da formação dos alunos e de todos que fazem parte da escola.
A relação entre Educação em Direitos Humanos e Ciências poderá ocorrer, a partir do momento em que o professor direcionar o seu trabalho pedagógico ao universo do conhecimento: numa aula de geografia, por exemplo, podemos tratar de aspectos políticos e econômicos e sociais inerentes a uma região do Brasil, relacionando-os com a conquista ou a perda de direitos humanos ao longo da história. Promover o debate em sala de aula é muito importante, principalmente no que se refere a fatos ou acontecimentos atuais, seja na política, economia ou em qualquer outro setor da sociedade. A contextualização dos conteúdos didáticos é de suma importância na construção do saber escolar.
A proposta de trabalho com direitos humanos não devem se restringir as aulas da área de ciências humanas, mas atingir as disciplinas como um todo, pois somos indivíduos inseridos em uma sociedade repleta de relações sociais, e a escola é um espaço para o debate destas interações, fomentando para um resultado positivo.
Partindo do princípio básico que o conhecimento trabalhado no ambiente escolar seja fruto da construção humana ao longo da história, é óbvio que o debate sobre os caminhos percorridos e os aspectos sociais e políticos envolvidos para seu desenvolvimento sejam importantes no processo de formação do conhecimento por parte dos alunos. O debate em sala de aula sobre os diversos fatores é de fundamental importância em todas as disciplinas, e somente dessa forma ocorre uma plena compreensão dos conteúdos técnicos específicos, levando a uma verdade formação em ciência voltada para a cidadania.
É preciso antes de tudo, respeito à diversidade e pelo pluralismo cultural em sala de aula, depois disso fica muito mais fácil fomentar uma discussão a qual se acredita e vivencia. Todas as disciplinas podem e devem trabalhar os direitos humanos de forma interdisciplinar, buscando humanizar as relações muitas vezes tão contraditórias e conturbadas que vivemos.