-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Convivência 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying 5
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
Lecture3.5
-
-
Risco e Proteção 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Práticas educativas 2
-
Lecture5.1
-
Lecture5.2
-
-
Conclusão 3
-
Lecture6.1
-
Lecture6.2
-
Quiz6.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
26 Comments
Fazer com que possamos compreender e ajudar a resolver as problemáticas que existem no meio educacional, esperando que possa também melhorar no meio social.
Saber conviver com as diferenças no espaço escolar, favorece o processo ensino aprendizagem, onde o clima é de respeito e diálogo, evitando conflitos violentos.
Saber conviver! Aceitar e compreender as diferenças no espaço escolar! Estar aberta para diálogos e sugestões para melhor a convivência e harmônia no ambiente escolar!
Algo só pode ser preenchido se estiver vazio. Nesse sentido, parece que, o combate ao bullying, passa necessariamente, pela necessidade de assumir a sua singularidade, tanto quem prática, como quem sofre o bullying, isto é um ato de coragem.
Adorei a formatação do glossário e as informações do módulo muito esclarecedoras.
Ótimas reflexões , que não só nos dão subsídios, mas instigam a vontade de superar o desafio cotidiano: entender a diversidade, respeitar as diferenças sem tratar nossos alunos de forma desigual, em busca de uma melhor convivência.Muito obrigada!
Aprender a conviver, em todos os níveis. Estes módulos fazem nos refletir sobre as ações conscientes que temos que melhorar conosco e com os outros a nossa volta. Gratidão por esta oportunidade.
Uma sugestão que faço ao colegas é estudarem o livro chamado “Comunicação Não Violenta”. Possui ótimas dicas de como trabalhar a violência verbal numa sala de aula.
Gostei do glossário… Uma forma suscinta de relembrar os conceitos!
Ótimas reflexões. Os módulos foram muito bem elaborados e nos levam a refletir sobre possíveis ações que podem ser levadas para o interior da escola.
Reflexões estas sobre a prevenção ao bullying são necessárias ser levadas em instrução à toda a comunidade escolar, evitando no primeiro momento o bullying que se pratica entre funcionários e professores no cotidiano escolar.
Professor, Josafá!
Este módulo foi realmente muito importante para todos nós, na grande maioria educadores, discutirmos como é possível melhorar a convivência nas escolas, e desta forma desenvolver trabalhos voltados a diminuir a violência, em especial o bullying.
O módulo foi de grande importância para compreendermos as características do bullying, aprendendo algumas ações que irão fazer a diferença em nosso ambiente escolar.
Conviver, palavra forte que demanda respeito, solidariedade, empatia, dentro de outras virtudes tão importantes em nosso cotidiano.
Modulo muito significativo.
Estou impressionada como a atuação da Escola com seu corpo docente e discente é fundamental para criar um ambiente de respeito ao próximo e de dizer para os alunos a postura adequada para a boa convivencia, não só na escola, mas além muro da escola. Dignidade vale para todos infinitamente para todos.
A diversidade no ambiente escolar abre um leque de possibilidades de trabalho no sentido de melhorarmos a convivência e o respeito entre todos os agentes da escola. O módulo foi muito importante para a compreensão do conceito Bullying e de ações que façam diferença nesse trabalho.
A prevenção do bullying é muito importante mesmo, eu acho que todos que fazem parte da escola deve agir de modo a diminuir o bullying entre as pessoas.
Eu fiquei impressionada com o que uma ação pode fazer com a turma do noturno da minha escola. Eles ficaram bem unidos após a apresentação do projeto. e fizeram um esquema representando o bullying e a violência na escola, fizeram HQs após assistirem o filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” e algumas frases sobre o assunto apresentado.
A escola como espaço de convivência, de promoção e cultura dos Direitos Humanos, são alternativas acertadas de prevenção ao bullying.
Muito bom compartilhar do conhecimento apresentado pelo docente, com certeza, a partir de agora estaremos pautas teoricamente sobre as questões que permeiam o bullying.
Material excelente para esclarecer dúvidas a respeito da violência escolar, em especial ao bullying. Uma boa reflexão, que poderá levar ao planejamento de ações que visem melhorar o convívio escolar.
As relações interpessoais no ambiente escolar devem pautar-se em respeito mútuo entre todos os atores (alunos, professores, direção, equipe pedagógica, entre outros). A cultura dos alunos devem ser consideradas pela escola. Por isso, a importância da Equipe Gestora conhecer a realidade dos alunos, seus valores e costumes.
É nosso papel como educador orientar nossas crianças quanto a questão da violência no ambiente escolar.
Reflexões muito esclarecedoras. A partir delas, teremos condições de elaborar um plano de ação para melhorar a convivência na escola.
O nosso papel enquanto Equipe Diretiva e Pedagógica é orientar nossos estudantes, professores e agentes para o combate da violência.