-
Introdução 1
-
Lecture1.1
-
-
Convivência 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying 5
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
Lecture3.5
-
-
Risco e Proteção 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Práticas educativas 2
-
Lecture5.1
-
Lecture5.2
-
-
Conclusão 3
-
Lecture6.1
-
Lecture6.2
-
Quiz6.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
21 Comments
Sim professor Josafá, percebe-se que ações pontuais ajudam para diminuir o bullying, mas não são tão eficazes, do que um trabalho contínuo. Precisamos realmente de novas ideias de como desenvolver ações diferenciadas em nosso espaço escolar.
Acredito que a dar melhores realização de um constante trabalhos contra o bullying venha a dar melhores resultados do que atacar pontos apenas sobre esta situação. Pois os ataque seriam constantes onde sempre terão pessoas novas que irão fazer o bullying
Devemos sim buscar ações para evitar o bullying! Devemos sempre estar atentos aos sinais e a partir disso montar estratégias.
“Você também poderá visualizar o texto de apoio deste módulo por meio do link abaixo (disponível a partir de 28/03/2018).”
Boa noite pessoal. É no meu computador ou o link do texto de apoio não foi postado?
att: Paulo
O meu também não aparece o link.
Tudo deságua dentro da escola, inclusive, o bullying. No entanto, é nesse mesmo ambiente de contrastes e desafios, é que se deve criar o debate necessário,no sentido de enfrentar , combater e pulverizar todas as ações que fomentam o bullying.
Melhor sempre a prevenção do que um tratamento
Um desafio a ser enfrentado, porém otimista pois acredito que chegaremos mais próximos da solução, quanto mais refletirmos sobre nossa práticas aliadas aos conhecimento científico, oportunidade que teremos com essa formação.
A prevenção deve ser a orientação principal de qualquer projeto pedagógico dentro da escola. Para que isso se efetive é necessário uma adequação curricular e um grande engajamento de toda a comunidade escolar.
Trabalhar no combate ao bullying não é tarefa fácil. Ficamos na dúvida sobre o que e como fazer o combate ao bullying
Saber identificar o que seja o Bullying, para poder prevenir com ações efetivas dentro do ambiente escolar, é a melhor solução para todos os envolvidos.
A cultura da boa convivência deve ser uma preocupação constante entre os educadores.
Acredito que aprender a lidar com o Bullying, tendo o conhecimento de abordagens para prevenir o bullying.
Esta prevenção requer um continuo trabalho no cotidiano escolar, onde os esforços são imensos entre os adultos das relações escolares: professores, funcionários e equipe técnica pedagógica, ou seja, toda a gestão escolar.
É verdade, precisamos nos atualizar e reciclar informações para podermos trabalhar socialmente com a equipe docente, discente e a comunidade, no combate ao bullying, maus tratos e preconceitos diversos. É momento de atuarmos com mais comprometimento para o bem de nossos alunos.
Espero gostar desse curso. Eu preciso mesmo aprender coisas para usas nas minhas salas de aulas. Espero adquirir conhecimentos e técnicas novas para usar nas salas pois eu vejo que o bullying é um problema mesmo.
Acredito que, precisamos estar sempre atentos as desafios do cotidiano escolar, no que, refere-se ao tema em questão.
Realmente a escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade
A escola precisa ser um local de “acolhimento” . Respeitar a diversidade humana é muito importante. E acima do combate ao bullying está a sua prevenção.
O curso causa uma enorme expectativa positiva para o enfrentamento de um problema que angustia muito professores e toda a comunidade escolar. Muito pertinente a fala do Professor Josafá Cunha sobre capacitar para entender e planejar as melhores estratégias para melhor enfrentar o problema. Precisamos de fato, conhecer a abordagem sistêmica para prevenir o bullying e refletir sobre mecanismos para envolver a comunidade para a prevenção dessa manifestação humana violenta.
Primeiramente quero informar que não aparece o link informado.
Mobilizar toda a comunidade escolar é uma das estratégias na prevenção do bullying. Acredito que a proposta desse curso me auxiliará a enfrentar esse problema tão rotineiro nas escolas.