-
Introdução 1
-
Quiz1.1
-
-
Relações étnico-raciais no Brasil 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying e discriminação racial 4
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
-
Práticas educacionais antirracistas 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Avaliação 1
-
Quiz5.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
16 Comments
É importante conhecer os conceitos para que não venhamos a cometer erros ao analisar ou conceituar os termos em nosso trabalho
A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi criada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais dos seres humanos condenando todo o tipo de discriminação pela cor, gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Infelizmente as estatísticas provam que estes não estão sendo respeitados…
Muito interessante os conceitos! Sempre bom conhecer para não cometer equívocos.
Devido a falta de valorização de negros na televisão, nos livros didáticos em outdoors pelas ruas é que as relações pessoais entre brancos e negros são conflitantes. Por isso devemos enquanto professores trabalhar com essas questões em sala de aula para minimizar esses conflitos.
É interessante entender o conceito de “esteriótipos” pois muitas vezes criamos preconceitos de pessoas que ainda não conhecemos, através dos esteriótipos criados e repassados.
O vídeo do estado do Paraná sobre a conscientização sobre o racismo institucional é bem elaborado que poderá ser usado como uma boa ferramenta de debates em sala de aula. O outro vídeo como o racismo provoca doenças nas pessoas negras, eu não havia pensado ainda, muito bom e deveria ser usado na semana pedagógica.
É fundamental que saibamos os conceitos relacionados às questões étnico-raciais e na perspectiva de romper com os equívocos culturais e estereótipos associados à figura dos povos indígenas e negras, possamos possibilitar um novo olhar sobre tudo que diz respeito à eles.
O racismo esta impregnado em muitos segmentos da sociedade, de tal maneira, que acaba sendo praticado até de forma involuntária. Ou seja, carregamos conosco resquícios de preconceitos em nossos comentários que eram tratados como ” inocentes”. Exemplo de comentário: “a coisa esta preta para nosso lado”. Essa frase tem um contexto preconceituoso, discriminatório, e que era dita na maior naturalidade. Precisamos nos expressar de forma a não causar constrangimento a ninguém. Os conceitos apresentados sobre preconceito, estereótipo, discriminação e racismo, são muito esclarecedores!
Devemos alimentar a “onda de esperança” em todos os alunos e mostrar o mal do preconceito.
Esteriótipo, preconceito, discriminação e racismo, elementos conceituais que se interelacionam, fundem-se e coexistem, seja no plano individual ou coletivamente. São fruto do desconhecimento, do egoísmo, da falta de perspectiva e de visão global e social.
Estão ainda presentes porque a grande maioria da população ainda aceita e acredita que as diferenças são elementos meritocráticos, ou seja, somos fruto daquilo que queremos ser, não do que fomos condicionados a viver.
Sem dúvida que todos esses conceitos podem estar atrelados a fatores subjetivos mas também ao conhecimento, quanto mais reflexões se fizer , advindas de sua construção, mais estaremos formando cidadãos não só mais justos, mas capazes do pleno exercício a cidadania, papel fundamental da escola.
Muito pertinente a palestra de David R. Willians com a reflexão e as pesquisas em relação ao preconceito , discriminação e racismo e suas consequências principalmente de quanto isso como afeta e exerce uma influência na saúde das pessoas afetadas por este mal que na maioria das vezes são negados pela sociedade .
Gostei desse dicionário explicativo sobre o que vem a ser cada uma das colocações como racismo, discriminação, preconceito, etc.
Conceitos muito esclarecedores. Ao conhecermos os diferentes matizes do fenômeno da discriminação racial, podemos desconstruir as falácias das construções sociais que vemos disseminadas na cultura.
Os conceitos são esclarecedores e nos nortearão em atividades nas salas de aula
O estereótipo é uma espécie de rótulo que se coloca numa pessoa, o preconceito se refere a atitude e julgamento prévio de um determinado estereótipo. Já a discriminação refere-se ao tratamento diferenciado no sentido da exclusão ou da restrição de acesso aos direitos humanos. E o racismo a existência de hierarquias em determinados grupos humanos. Refletindo sobre esses conceitos, a escola poderá traçar metas e a ações preventivas, no sentido de garantir o bom convívio escolar.