-
Introdução 1
-
Quiz1.1
-
-
Relações étnico-raciais no Brasil 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying e discriminação racial 4
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
-
Práticas educacionais antirracistas 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Avaliação 1
-
Quiz5.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
15 Comments
Trabalhar a prática junto aos alunos dentro de uma atividade pedagógica leva o aluno a perceber com maior facilidade o racismo, situação econômica podendo ajudar sem ter problemas na forma de transmitir e educar o aluno. E muito importante que isto ocorra e eles vão aprender ser o usos de teorias complicadas. E vão usar e por em prática de uma maneira muito mais realista para a suas vidas.
A escola deve buscar a valorização de todos alunos! Não deve haver discriminação!
Retrabalhar a programação visual da escola para representar os alunos da escola. Materiais de boa qualidade que promovam a valorização e não reforçam a desvalorização. Buscar a literatura que valorizem os negros.
Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo e a exclusão que tanto os negros e indígenas sofreram ao longo da história do Brasil.
As Práticas pedagógicas na educação devem estar voltadas primeiramente a observar e identificar aspectos relacionados ao racismo e a discriminação. É preciso desenvolver ações contrárias a essas na tentativa de estimular o convívio escolar junto as diferenças. A escola precisa promover ações de aproximação, para diminuir o preconceito, racismo, exclusão e valorizar a diversidade étnico-racial.
É necessário um currículo de valorização das demais culturas, faz-se necessário também desenvolver o olhar dos alunos para a crítica aos esteriótipos encontrados em revistas, livros, marketing, etc.
Rever nossas práticas pedagógicas , nossa linguagem e postura em sala de aula, são pontos positivos para a prática da equidade racial.
Nós devemos sempre rever nossos práticas na escola levando em conta que nossos alunos estão mudando constantemente. Em relação ao modo como vivem, as tecnologias entre outras. A discriminação racial está entre estas alterações ora maiores ora menores que devemos acompanhar e trabalhar com os alunos de acordo com a demanda.
A explanação do professor ilustra uma realidade triste e de reprodução de determinados conceitos em nossas escolas. temos que ficar atentos.
As práticas pedagógicas mencionadas pelo profº Paulo Vinícius recaem, principalmente, sobre a valorização da pessoa humana negra, seja nas relações interpessoais por meio de elogios, do toque, do afeto e carinho; na organização e seleção de conhecimentos do curriculo valorizando o produto cultural emergente de nosso país e, não o importado; na programação visual da escola; na escolha de livros e referências literárias que valorizam o negro/indígena; problematizar os conteúdos, entre outras.
Na prática pedagógica , abordar os temas relacionados as sequelas advindas das atrocidades da relação de exploração do homem pelo próprio homem, devido a interesses do modo de produção, de fobias, etc…é extremamente importante porém discutir as ações de resistência não só é fundamental para a construção do senso crítico como também para valorização dos sujeitos envolvidos.
Acho de muita importância a valorização da cultura negra e da população negra também através de materiais e até leituras nas salas de aulas.
O currículo na escola deve abranger as várias facetas dos conteúdos da matriz africana no Brasil e conhecer a riqueza desse conhecimento pode ajudar a entender a situação da discriminação no Brasil.
Os assuntos tratados aqui são pertinentes e merecem uma profunda reflexão, pois as escolas deve Educação Infantil deve valorizar a cultura dos seus alunados, a partir da atuação e do material didático utilizado, assim ajudará na formação de indivíduos felizes, com autoestima elevada e de convivência respeitosa.
Valorizar a diversidade dos nossos alunos em sala de aula, pode ser uma forma de prevenção à discriminação racial. Atitudes e ações de respeito, no ambiente escolar, torna o convívio mais prazeroso e favorece a formação crítica de cidadão.