-
Introdução 1
-
Quiz1.1
-
-
Relações étnico-raciais no Brasil 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying e discriminação racial 4
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
-
Práticas educacionais antirracistas 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Avaliação 1
-
Quiz5.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
Prev
Introdução ao módulo
Next
Conceito de etnia
15 Comments
O quando falamos re racismo logo vem a questão da cor, vai muito mais longe abrangendo seus costumes, crenças e nacionalidades. que deixamos os nossos sentimentos falarem mais alto do que o relacionamentos para com outras pessoas.
Realmente, David. A grande maioria define basicamente na cor! Compreender melhor as diferenças entre raça, racismo e racialização é muito importante.
A definição dos três termos nos ajudam melhor entender quando o bullying acontece, ou quando os Direitos Humanos são violados. Muitos falam que não são racista, mas continuam praticando a discriminação.
Infelizmente ainda há muitas pessoas que determinam o valor e a capacidade de uma pessoa pela cor da sua pele, mesmo sabendo que racismo é crime. Uma das agressões recorrentes na escola e geradoras de bullying é a questão racial.
Professor Paulo, fiquei impactada ao ouvir sobre a professora diretora negra de uma escola municipal de Curitiba que sofria o tempo todo com pergunta do nível você é mesmo diretora? Nossa! isso me deixa profundamente aborrecida e certa de que precisamos trabalhar muito sobre estas questões em sala de aula.
Muito bom, gostei muito da explanação.
Podemos perceber nesse contexto que existe uma disputa da raça humana em querer se sobre sair, querer ser melhor que o outro. Partindo do ponto, de que Raça só existe uma, a raça humana, isso prova que o homem não nasce racista, torna-se um. Existe uma necessidade de ser superior e uma necessidade ainda maior de diminuir o próximo. Ainda encontramos muitas dificuldades em perceber a importância e o valor dos outros.
A situação do racismo, da “racialização” é algo explicito e quando não velado, o que se torna ainda pior nas relações humanas; em se tratando de Brasil a miscigenação ocorreu somente no físico o que foi um grande avanço nas relações do humano, porém o mesmo não ocorreu na convivência das diferenças entre os misturados.
Existe uma necessidade de ronpermos a discriminação , riscarmos do dicionário a palavra raça quando direcionada ao ser humano. O uso dessa palavra raça alimenta conceitos e preconceitos de gerações antigas. É preciso o tratamento com igualdade, com dignidade e que todos nós tenhamos atitudes dignas para com todos. Vejo muita agressividade na palavra raça.
Lamentável a questão do racismo no Brasil, muitas vezes velada de forma institucional.
A informação e o dissernimento de que só existe uma raça, ainda não acessivel à todos, pois comumente vemos ainda nos livros didáticos conceitos errôneos.
Quanto a racialização, está presente em nossa realidade de forma bastante clara e se mostra um grande desafio.
Creio que haja só uma raça. A raça humana! Variações de tons de pele não nos definem enquanto gênero humano.
Todos nós somos seres humanos, porém nossas características nos tornam diferentes, e isso é
enriquecedor, pena muitos sujeitos se deixam influenciar pelo preconceito.
Penso que, o que está faltando para o ser humano é a capacidade de compreender o outro e tê-lo como semelhante, respeitando as diferenças e se permitindo com o outro.
Olá!
Tratar de racismo e racialização é promover uma discussão acerca de seus conceitos. Uma forma de prevenção ao racismo é enfatizar o respeito às diferenças de cor, costumes e tradições e quanto a racialização tentar amenizar os rótulos atribuídos, ao longo da história, a diferentes culturas mundiais. Não denegrir a imagem de um povo por causa de suas características e tradições.