-
Introdução 1
-
Quiz1.1
-
-
Relações étnico-raciais no Brasil 4
-
Lecture2.1
-
Lecture2.2
-
Lecture2.3
-
Lecture2.4
-
-
Bullying e discriminação racial 4
-
Lecture3.1
-
Lecture3.2
-
Lecture3.3
-
Lecture3.4
-
-
Práticas educacionais antirracistas 3
-
Lecture4.1
-
Lecture4.2
-
Lecture4.3
-
-
Avaliação 1
-
Quiz5.1
-
This content is protected, please login and enroll course to view this content!
13 Comments
A etnia se referindo a grupos sociais, o qual também nos leva a ter uma descriminação destes por suas culturas, costumes e forma de vida. Como o ser social é muito descriminador levando o sem os conhecerem a diferenciarem e os porem de lado o meio em que vivem, não sabendo conviver com esta relação de culturas fazem o mau uso de palavras para manter-los mais longe da comunidade.
A falta de respeito pela cultura alheia também é motivo de segregação. Pois há uma necessidade de aceitar apenas aquilo que é igual, os diferentes sofrem por não pertencerem ao mesmo grupo. Muitos desconhecem que etnia são grupos sociais que tem práticas culturais específicas que os distinguem de outros.
Nosso Brasil é rico em etnias, precisamos trabalhar e muito o respeito às diferenças e valorizar a cultura das diversas etnias.
A riqueza de traços culturais que o Brasil têm, é maravilhoso e não podemos deixar de colocar em práticas pedagógicas.
As etnias são muitas, a raça humana é uma só! O Brasil por natureza é um país com diversas riquezas étnicas que compartilham traços culturais diferentes. Obviamente algumas etnias são mais respeitadas que outras, certamente por questões de preconceito ou falta de conhecimento.
Ednei o repeito as etnias tem a ver com o que aprendemos na nossa vida. Tem relação com a cultura construída. Por que respeitamos tal etnia e desrespeitamos outras? Acho que vale fazermos uma reflexão de como abordamos essas questões na escola e na nossa vida. Ana podemos pensar em estratégias para incorporar o estudo das diferentes etnias e a valorização dos grupos étnicos mas temos que cuidar em como abordamos e como faremos a intervenção para não estereotipar.
A quantidade de etnias no Brasil se retrata na aceitação dos valores culturais de cada uma. Valores estão sendo construídos a partir da quebra de paradigmas, diga se de passagem, necessárias.
A questão étnica envolvem as diferentes culturas espalhadas por todo o mundo, apresentando uma grande riqueza na diversidade, o Brasil é um exemplo clara dessa miscigenação.
Temática muito bem explorada e descrito pelo professor, tal explanação é recomendável para todos os profissionais da escola.
Ainda é muito comum a confusão entre os conceitos de raça e etnia, geralmente falasse de um no sentido do outro ou vice-versa. Precisamos alastrar o conceito de etnia com a finalidade de que haja maior autoidentificação e, por consequência, a manutenção das práticas culturais ancestrais, perpetuando tais grupos sociais.
Realmente nossa sociedade faz com que os povos negros não busquem saber sua etnia e a etnia de seus familiares. Temos que mudar esse sistema.
Etnia é como uma palheta de cores e matizes pelos quais a cultura pinta a sociedade humana.
Saber nossa etnia, saber de onde viemos, sem dúvidas auxilia muito no enfrentamento à situações de preconceitos, até a história contada muitas não foi a história vivida.